quinta-feira, 2 de junho de 2011

Administração e suas Perspectivas

  A tarefa básica da Adminstração é a de fazer as coisas através das pessoas. Seja nas indústrias, no comércio, nas organizações militares ou em qualquer forma de empreendimento humano, a eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objetivos comuns depende principalmente da capacidade daqueles que exercem função administrativa.
  O trabalho do administrador em uma organização qualquer , seja ele um supervisor de primeira linha ou o dirigente máximo da organização, é essencialmente o mesmo. Não há, neste sentido, uma distinção básica entre diretores, geralmente, chefes ou supervisores, como administradores. Além do mais, os princípios gerais relacionados com a tarefa de administrar se aplicam a qualquer tipo ou tamanho de organização, seja ela uma grande indústria, uma cadeia de supermecados, uma escola, um clube, um hospital ou uma empresa de consultoria.
  Toda organização, seja ela industrial ou prestadora de qualquer tipo de serviço, precisa ser administrada adequadamente para alcançar os seus objetivos com a maior eficiência e economia de ação e de recursos. Devido ás suas limitações físicas, biológicas e psíquicas, o homem tem necessidade de cooperar com outros homens para, em conjunto, alcançar objetivos.


Tópico I – Caso Introdutório, a promoção de Marcelo


- as promoções nas organizações exigem mais conhecimento sobre gestão de pessoas do que conhecimento técnico

- entendendo o papel da administração: fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz

Toda organização – seja ela industrial ou prestadora de serviços – precisa ser administrada para alcançar seus objetivos com maior eficiência, economia de ação e de recursos e ser competitiva. Devido as limitações físicas, biológicas, psíquicas, as pessoas tem necessidade de cooperar com outras pessoas para, em conjunto, alcançarem objetivos que isoladamente jamais poderiam alcançar. (pagina 10)

Tópico II – Conteúdo e objeto de estudo da administração

- a origem da palavra administração: “ad – direção” e “minister – subordinação ou obediência”

- as variáveis da administração: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade

- Exercício As dificuldades de Roberto – ele não consegue progredir, pois não consegue lidar com pessoas

“A tarefa da administração passou a ser a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transforma-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos de maneira mais adequada à situação e garantir competitividade em um mundo dos negócios altamente concorrencial e complexo” (pagina 11)

Tópico III – O Estado Atual da Teoria Geral da Administração

- administração atual é complexa e sistêmica: o que é isso??

- Exercício a focalização na Alpha & Beta: trabalhar envolvendo pessoas? Como?

Tópico IV – A administração na Sociedade Moderna

- a administração é uma habilidade necessária a todas as pessoas da organização

- o administrador precisa renovar seus conhecimentos continuamente

- o administrador lida também com valores, comportamentos, atitudes e sonhos das pessoas

Não que o administrador seja um herói que pretendemos consagrar, mas ele é um agente – não só da educação, mas também de mudança e de transformação das empresas, levando-as a novos rumos, novos processos, novos objetivos, novas estratégias, novas tecnologias e novos patamares, ele é um agente educador e orientador no sentido de que, com sua direção e orientação, modifica comportamentos e atitudes das pessoas, ele é um agente cultural e na medida em que, com seu estilo de Administração, modifica a cultura organizacional existente nas empresas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário