quinta-feira, 2 de junho de 2011

Administração Científica

*Objetivos principal da administração:
 O principal objetivo da administração deve ser o de assegurar o máxmio de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado.

*Identidade de interesse de empregados e empregadores:
 Taylor saliente que a maioria das pessoas crê que os interesses fundamentais dos empregadores e dos empregados sejam necessariamente antagônicos. É preciso dar ao trabalhador o que ele mais deseja:
=>altos salários
e ao empregador também, o que ele realmente almeja:
=>baixo custo de produção.

* Influência da produção na prosperidade de empregadores e empregador:
 Ninguém atingirá maior prosperidade sem que tenha atingido o mais alto grau de eficiência e de produtividade. Os lucros que as empresas obtêm com a substituição de métodos empíricos por métodos científicos, bem como a economia de tempo e o consequente acréscimo de rendimento obtido pela eliminação de movimentos lentos e ineficientes e sua substituição por movimentos rápidos em todas as tarefas.

*A Administração científica e o Sistema de Iniciativa e incentiva:
 Dar incentivo ao operário, através de prêmios por aumento de produção, deiando-lhe porém a iniciativa de escolher o seu método de trabalho individual, só pode levar a resultados baixos. O operário não tem capacidade nem meios de analisar cientificamente o seu trabalho e de estabelecer qual o processo ou método mais eficiente.
 Taylor assegura que o administrador comum deixa ao arbítrio do operário escolher o método melhor e mais econômico para realizar o seu trabalho, por que ele acredita que sua função seja induzir o trabalhador a usar atividade, o melhor esforço, os conhecimentos tradicionais, a habilidade, a inteligência e a boa vontade em uma palavra, sua iniciativa, no sentido de dar ao patrã o maior rendimento possível. O problema principal da administração comum consiste então em se obter a iniciativa do operário. Para tanto, utiliza outro recurso, o incentivo, que é dado através de promessas de promoçaõ, salários mais elevados sob a forma de boa remuneração por peça produzida, etc.
 A este sistema deu-se o nome deadministração por iniciativa ou incentivo, cuja preferência tem sido universal e tão grande, que nenhuma das vantagens apontadas no sistema de administração científica convence o diretor comum de que outro sistema seja melhor.

*Princípios de Administração Científica:
 A gerência passa a ter novas atribuições e responsabilidades, descritas pelos quatro princípios:
=>Princípio do Planejamento.
=>Princípio do Preparo.
=>Princípio do Controle.
=>Princípio da Execução.

*Outros princípios implícitos de Administração Científica:
  1. Estudar o trabalho dos operários, decompô-lo em seus movimentos elementares e comnometrá-lo para, após uma análise cuidadosa, eliminar ou reduzir os movimentos inúteis e aperfeiçoar e racionalizar os movimentos úteis.
  2. Estudar cada trabalha antes de fixar o modo como deverá ser executado.
  3. Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com as tarefas que lhes serão atribuídas.
  4. Dar aos trabalhadores instruções técnicas sobre o modo de trabalhar, ou seja, treiná-los adequadamente.
  5. Separar as funções de preparação e as de execução, dando-lhes atribuições precisas e delimitadas.
  6. Especializar e treinar os trabalhadores, tanto na preparação e no controle do trabalho quanto na sua execução.
  7. Preparar a produção, ou seja, planejá-la e estabelecer prêmios e incentivos para quando forem atingidos os padrões estabelecidos, bem como outros prêmios e incentivos maiores para quando os padrões forem ultrapassados.
  8. Padronizar os utensílios, os materiais, o maquinário e o equipamento e os métodos e processos de trabalho a serem utilizados.
  9. Dividir proporcionalmente ( entre a empres, os acionistas, os trabalhadores e os consumidores) as vantagens que resultarem do aumento da produção proporcionado pela racionalização.
  10. Controlar a execução do trabalho, para mantê-lo nos níveis desejados, aperfeiçoá-lo, corrigi-lo e premiá-lo.
  11. Classificar de forma prática e simples os equipamentos, os processos e os materiais a serem empregados ou produzidos, de forma a tornar fácil o seu trato e o seu uso.

  * Divisão do Trabalho e Especialização do trabalhador:
  Taylor foi o primeiro a fazer uma análise completa do cargo ou funçaõ, desdobrando-o em suas partes componentes. Procedeu à sua divisão e subdivisão, chegando finalmente aos movimentos necessários a cda operação, os quais em seguida cronometou, estabelencendo então padrões e tempos de execução do trabalho.
  Verificou que o trabalho pode ser executado melhor e mais economicamente através da subdivisão das funções. Estas normas encontraram rápido aplicação na indústria de todo o mundo, entendendopse praticamente a todo campo de atividades. O operário deve ajustar-se aos cargos descritos e às normas de desempenho estabelecidas pelo método. O essencial é a atividade do planejamento e não a capacidade do operário, pois a sua superespecialização escazia a necessidade de qualificação de sua parte.

  * Supervisão Funcional:
 Essa nova doutrina de eficiência de trabalho exigiu uma completa mudança de idéias de organização de empresas na época. A organização do tipo linear ou militar extremamente centralizada, com um chefe geral comandando subchefes que, por sua vez, comandam grupos, em escalões hierárquicos sucessivos que descem até o operário, não se adapta ao tipo de administração científica de Taylor.
 Para Taylor, a característica mais marcante e visível da administração funcional consiste no fato de que cada operário, em lugar de pôr-se em contato direto com a administração num único ponto, isto é, por intermédio de seu chefe de turma, recebe orientação e ordens diárias de 8 encarregados diferentes, cada um dos quais desempenhando sua própria função particular.
  Tal concepção trouxe muitos ataques ao seu idealizador, pois se argumentava que um homem não pode subordinar-se a dois ou mais superiores. Todavia, a proposição do tipo funcional de administração foi uma verdadeira revolução, e mais do que isto, foi uma precisão notável, na época, do rumo que os problemas administrativos e empresariais haveriam de tormar com a crescente complexidade das empresas.

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